Eles viveram 30, 40, 50 anos nos manicômios instituídos no Brasil no final do Século XIX. Nesse período, havia uma política que afirmava as influências positivistas típicas da época e que ordenaram uma medicina estritamente biológica e de mentalidade prisional. Os anos se passaram e procedimentos como Lobotomia e Choque Elétrico viravam rotina em instituições de saúde mental como as de Barbacena/MG.
Morar em liberdade…O presente ensaio fotográfico é uma reflexão sobre a inserção social dos egressos de hospitais psiquiátricos promovida no Brasil nos últimos 30 anos, são imagens que buscam retratar uma nova realidade, que visa entender o ser humano em suas mais diversas singularidades, colocando a liberdade como eixo transformador deste processo. Os personagens aqui fotografados foram registrados em suas expressões cotidianas e demonstram uma contratualidade social de autonomia, são reveladoras dos muitos sentidos de liberdade que perpassam pelos territórios da cidadania e constroem um novo caminho para se entender o que é: Morar em Liberdade…
O Programa de Volta Para Casa foi implementado pelo Governo Federal do Brasil em todo o território nacional no ano de 2003.