Radilson Carlos Gomes
Radilson Carlos Gomes é formado em História e Administração Hospitalar, especialista em comunicação e saúde pela Fundação Oswaldo Cruz/FIOCRUZ. Começou a sua carreira de fotógrafo no ano de 1987, em Brasília. Em 1994 ingressou no Ministério da Saúde no cargo de Administrador, mas passou a trabalhar em Documentários Fotográficos de Saúde Pública.
Professor de Fotografia desde 1996, Fundou a ESCOLA CÂMERA CRIATIVA – FLORIANÓPOLIS/SC em 2013, ministrou a disciplina de iniciação à fotografia para alunos de Fotojornalismo, Propaganda e Marketing, Publicidade, Arquitetura e Relações Públicas nas Universidades: Católica de Brasília, Universidade Paulista – UNIP/Brasília, Faculdade JK e UNIPLAN de Brasília. Em 2004, criou o Projeto Brasil em 3×4 com a edição Brasilia em 3×4 – O retrato de quem passa… dando visibilidade aos anônimos da cidade. Em 2006, lança seu primeiro livro autoral e na sequência 12 outras publicações.
Em 2008 expõem em Nova Iorque pelos 50 anos da Universidade Estadual Stony Brook. Em 2011 venceu o Prêmio Maternidade Segura, OPAS/ONU e no mesmo ano foi convidado a participa da Missão de Paz da ONU/UNFPA/MS em Porto Príncipe/Haiti e Guiné Bissau/África como professor e fotógrafo, em 2015 foi selecionado pela Fundação Cultural Badesc para ocupar o espaço Fernando Beck com a Mostra Fotográfica – Haiti Bombagai, 2016/17, percorreu as cidades do Estado de Santa Catarina pelo Circuito SESC de Artes Visuais. Em 2017 venceu o Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura, categoria Patrimônio Cultural e Imaterial (Projeto Floripa em 3×4). Em 2019 venceu o concurso fotográfico Cidadania em Foco promovido pela CGU/Brasília e no ano de 2020 venceu em Primeiro Lugar o Prêmio Elisabete Anderle na categoria Povos Indígenas (Projeto Yvyrupa – Território), projeto ainda em andamento.